Skip to main content

Quando alguém decide fazer uma tatuagem, uma das primeiras coisas que vem à mente é “Será que dói muito?”. Na verdade, essa é uma pergunta à qual é difícil de responder. Mas vamos tentar.

Mas antes de vermos se dói ou não, e se há zonas do corpo onde a dor seja maior ou menor, vamos perceber o que acontece quando tatuamos.

Como é feita uma tatuagem?

A tatuagem é feita através da injeção de pigmento, na camada superior da pele, com uma agulha bem afiada. Assim, é fácil perceber que algum tipo de sensação terá de acontecer. E, não nos enganemos, existe dor. Pode é ser maior ou menor, e ser sentida com diferentes intensidades.

É preciso dizer que não existem evidências científicas que demonstrem quais as áreas onde poderá ocorrer maior ou menor dor. Apesar disso, há algum consenso derivado da própria experiência de artistas e das pessoas que fazem tatuagens.

De qualquer forma, e assumindo que ninguém gosta de sofrer, torna-se claro que fazer uma tatuagem não pode ser assim tão doloroso. Se fosse insuportável, ninguém as faria, certo? E muito menos pela 2ª, 3ª, 4ª vez… já perceberam a ideia.

O tamanho e nível de detalhe da tatuagem também influenciam a dor.

Assim, uma tatuagem pequena e minimalista tem um impacto muito reduzido na sensação de dor. E, mesmo no caso das tatuagens maiores, os tatuadores já têm técnicas para ajudar a amenizar a dor.

Mas comecemos então pelas boas notícias! Existem áreas do corpo onde tatuar dói menos. Aliás, para algumas pessoas, pode acontecer até sentir somente uma leve impressão.

Onde fazer tatuagem dói menos

No geral, as áreas do corpo que tenham:

  • mais gordura
  • menos terminações nervosas
  • pele mais grossa

serão aquelas onde a dor será potencialmente menor.

Ancas

Esta é uma área com mais gordura, e menos terminações nervosas, pelo que é considerada a zona com menor índice de dor.

Zona inferior do braço

Esta zona tem tipicamente a pele mais grossa, mais músculo e menos terminações nervosas. Assim, é também uma área do corpo onde tatuar é relativamente indolor.

Ombros

Mais uma área com pele grossa e poucas terminações nervosas, onde tatuar será menos doloroso.

Bíceps superior

A zona dos bíceps tem geralmente muito músculo, o que ajuda a minimizar o impacto da dor. Além disso, não tem muitas terminações nervosas.

Gémeos

Esta zona tem muito músculo ou muita gordura – em qualquer dos casos, o nível de dor será relativamente baixo.

Parte superior e inferior das costas

A pele grossa e zonas com poucas terminações nervosas tornam estas zonas menos sensíveis à dor. Quanto mais longe se tatuar de área com osso, nomeadamente a espinha dorsal, menor será o nível de dor.

Onde fazer tatuagem dói mais

É fácil concluir que as áreas onde ocorra o oposto do anterior são onde se sente maior nível de dor. Assim, as áreas com:

  • muitas terminações nervosas
  • próximas de ossos, com pouca gordura corporal
  • pele muito fina

serão aquelas onde a sensibilidade à dor será mais significativa.

Axilas

Esta é considerada a área mais dolorosa para fazer uma tatuagem. De tal forma, que há muitos tatuadores que desaconselham os seus Clientes a tatuar nesta zona. Isto deve-se ao facto da pele ser extremamente fina e também ter muitas terminações nervosas.

Costelas

Possivelmente a segunda zona mais dolorosa para fazer uma tatuagem. Além da pele ser fina, é uma zona com muito osso e pouca gordura. Adicionalmente, é uma zona que mexe constantemente quando se respira, o que torna a dor mais intensa.

Canelas e tornozelos

Estas zonas não têm praticamente gordura, estando imediatamente abaixo de finas camadas de pele. Assim, o nível de dor é significativo e semelhante ao das costelas.

Mamilos e seios

Estas são áreas extremamente sensíveis, de pele fina e muitas terminações nervosas. Assim, são áreas onde a dor de tatuar é muito intensa.

Virilhas

Uma área do corpo onde a pele é muito fina e pouco elástica. Além disso, as inúmeras terminações nervosas tornam-na uma zona especialmente sensível à dor.

Cotovelos e joelho

Estas zonas têm a pele assente diretamente sobre o osso, causando um nível de dor muito intenso.

Atrás dos joelhos

Tal como as virilhas, a pele aqui é muito fina e solta, o que a torna especialmente vulnerável a agulhas de tatuagem.

Ossos da anca

Esta zona é mais sensível à dor quanto mais magra for a pessoa. A pele fina assente sobre os ossos da anca fazem desta uma zona com maior índice de dor.

Pescoço e espinha

Ambas estas áreas são extremamente sensíveis, por isso tatuar nelas pode ser muito doloroso.

Cabeça

Toda a cabeça é uma área difícil para a dor na tatuagem, desde o rosto, as orelhas, os lábios, ou a própria cabeça. Além de não ter gordura, tem muitas terminações nervosas.

Mãos e pés

Aqui incluímos também os dedos. Esta zona do corpo é particularmente sensível e tem uma característica única. Ao tocar nos nervos com a agulha de tatuar, ocorrem espasmos que podem tornar a experiência algo desagradável.

Estômago

Por ser uma área que pode ter mais ou menos gordura, dependendo da pessoa, a intensidade de dor também varia.

Assim, se a área estiver bem notificada o nível de dor será mais reduzido, relativamente a um corpo que tenha a pele mais solta.

Bíceps inferior

Embora seja uma área que pode ser musculada, a pele é bastante fina. Além disso, é uma das zonas que demora mais tempo a cicatrizar.

 

Na verdade, nem todos temos a mesma tolerância à dor. Assim, enquanto uns desmaiam perante a visão de uma agulha, outros existem que nem pestanejam até tudo terminar.

Quais os fatores que afetam a dor na tatuagem?

Apesar de nem todos estarem suportados por estudos científicos, algumas pesquisas demonstram que existem fatores que afetam o nível de dor ao fazer uma tatuagem.

Género

É comum dizer-se que as mulheres têm maior tolerância à dor. Na verdade, isso não é exatamente assim. O que parece existir é uma maior aceitação da dor, por parte das mulheres. Ou seja, sentem mais mas queixam-se menos.

Recorrência

A primeira vez poderá custar mais? Parece que sim.

Estudos demonstraram que quanto mais tatuagens se fazem, menor é o nível de dor. Claro que também poderá indicar que o conhecimento prévio da dor faz diminuir a sua perceção.

Idade e peso

Em relação ao peso, os extremos serão os que mais sofrem com a dor. Assim, pessoas muito magras terão maior probabilidade de sentir mais dor. E pessoas com mais gordura corporal, cuja pele fica mais solta, também terão maior sensibilidade.

Não estamos aqui para enganar ninguém. Fazer uma tatuagem dói, sim. Mas é uma dor que irá passar, enquanto a sua tatuagem vai ficar consigo para sempre.

Imagem de Brooke Cagle no Unsplash

 

Leave a Reply