Skip to main content

O tigre é um dos animais mais populares do Mundo. Um dos mais belos, mais temidos e, também por isso, mais ameaçados. É possivelmente por tudo isto, e muito mais, que tatuar tigres ganhou imensa popularidade.

O tigre é um animal solitário, um predador nato. E um mestre na arte do disfarce. Silencioso e mortífero, as suas presas só o vêem quando já é tarde demais.

Embora haja outros animais igualmente poderosos, a história colocou os tigres numa aura que se mantém até hoje. E a eles está associado um forte simbolismo. O mais óbvio é o da força e poder absoluto. Mas há muitos outros significados associados à tatuagem de tigre.

Porque tatuamos tigres?

  • Beleza
  • Coragem
  • Perigo
  • Ferocidade
  • Independência
  • Paixão
  • Poder
  • Proteção
  • Violência
  • Força
  • Orgulho

Assim, tatuar um tigre pode ilustrar um destes simbolismos. Ou até chamar a atenção do perigo que os tigres correm, nos dias de hoje, com a ameaça à vida selvagem.

Quais os desenhos mais comuns na tatuagem de tigre?

Os olhos

Os olhos são o espelho da alma, como diz o povo. E os do tigre espelham bem a sua ferocidade. E a tatuagem está muito associada a uma intensa determinação. Assim, tatuar olhos de tigre é uma opção muito comum, oferecendo um grande nível de detalhe e expressão à tatuagem.

A cabeça

Tatuar a cabeça do tigre obriga a uma tatuagem de maior dimensão e associa a uma maior imponência. A cabeça do tigre é enorme e o detalhe dos olhos, orelhas e pelo oferece um desenho extraordinariamente marcante.

A pata

São muitos os que optam por tatuar pequenas patas de tigre, como se marcassem o caminho. Neste caso, pode estar associado a superação de um momento importante na vida, ou o passar de uma etapa.

Crias de tigre

Como vimos, há muitos significados diferentes associados à tatuagem do tigre. E há pessoas que se identificam fortemente com a independência e a coragem do tigre. Mas não com a violência ou ferocidade. Neste caso, as crias de tigre são um bom compromisso.

Este desenho está também muitas vezes associado à maternidade, pois as mães-tigre protegem as suas crias com todas as suas forças e são extremamente dedicadas.

Em estilo asiático

A Ásia é o berço dos tigres. É, por isso, natural que as tatuagens de tigre sejam, não só populares, mas com um estilo visual muito próprio.

Na China, os tigres estão associados à imponência, por o tigre ser considerado o Rei de todos os animais. Mas também à riqueza, coragem, felicidade e poder.

Além disso, por se acreditar que protegem os mortos, tatuar um tigre pode significar uma homenagem a alguém que já morreu.

Em termos de estética, o tigre é muitas vezes representado com um dragão. Este é considerado um animal sábio, e a sua presença contribui para equilibrar a força bruta do tigre.

Associação a cores

Além do significado mais literal, a tatuagem do tigre pode ter diferentes associações em linha com a cor, nas culturas asiáticas.

Tigres brancos

Na Coreia, um tigre branco é sinónimo de sabedoria e conhecimento vasto, pois acreditam que o tigre tem um entendimento profundo do Mundo como um todo.

Além disso, está associado a boa sorte.

Tigres pretos

Têm uma associação ao inverno e à água.

Tigres azuis

Revelam uma ligação à primavera e à terra.

Tigres vermelhos

Representam o verão e o fogo.

Tigres amarelos

É a cor mais representativa de todas e traduz o poder do Sol.

Independentemente do simbolismo, não há dúvida que uma tatuagem de tigre terá sempre uma presença marcante. Seja qual for a cultura pessoal.

Descubra ainda os significados da tatuagem de retrato ou de águias. E quando estiver preparado, envie-nos a sua ideia!

Imagem de Benjamin Raffetseder no Unsplash

Leave a Reply