Skip to main content

Todos precisamos de uma direção na vida. Esta pode ganhar a forma de contornos orientadores ou serem objetivos muito concretos e específicos. Dependerá da personalidade de cada um, ou da fase da vida em que estiver.

Seja qual for a situação, a bússola surge para muitos como simbologia associada a essa direção. A bússola é o grande símbolo da orientação, com uma associação tanto literal como figurativa. Foi criada há mais de 2.ooo anos, embora só tivesse servido o seu real propósito séculos depois.

Porque escolhemos tatuar bússolas?

O significado por detrás do desenho de uma bússola, como tatuagem, tem evoluído ao longo dos tempos. Os marinheiros antigos tatuavam bússolas por acreditarem que, ao fazê-lo, voltariam sempre em segurança a casa.

Hoje em dia, até os marinheiros saberão, com certeza, que não será uma tatuagem de bússola a salvá-los em alto mar. Mas isso não significa que não precisem dela.

Encontrar um caminho

Nem sempre temos o nosso caminho bem encontrado. São muitas as vezes que nos perdemos na vida ou precisamos de tempo para definir o nosso percurso. A tatuagem de bússola pode marcar essa desorientação. Ou, numa situação inversa, marcar esse definir de rumo. E a tatuagem de bússola servir como lembrança, para não mais se perder novamente.

Atingir objetivos

Depois de encontrar o caminho, definir objetivos faz sentido para muitos. Por isso, uma bússola tatuada pode marcar um objetivo importante que foi fixado ou, melhor ainda, atingido.

Voltar a casa

Tal como os marinheiros queriam voltar a casa em segurança, também muitos de nós desejam voltar a casa um dia. E com casa, não falamos somente no sentido literal.

Assim, a tatuagem pode assinalar o regresso às origens ou a algo que sempre se quis fazer.

Viajar pelo Mundo

Viajar e descobrir o Mundo vai além de passar férias noutros países. Falamos de quem viaja por convicção, por paixão e, muitas vezes, por ocupação. A bússola está assim associada a uma forma de estar na vida.

Assinalar um acontecimento de mudança

Um significado mais profundo, é certo. A bússola, neste caso, pode marcar o fim de algo negativo, ou o início de algo positivo. Algo suficiente poderoso para ser marcado para sempre na pele.

 

Os significados associados à tatuagem de bússola podem ser ainda mais vastos, se se juntarem outros elementos representativos. Por isso, juntámos alguns desenhos e revelamos o significado por detrás de cada um deles.

Significado de tatuagens de bússolas com outros elementos

Bússola e Âncora

A âncora é um símbolo também associado ao Cristianismo, pelo que a associação destes desenhos simboliza o compromisso com o caminho religioso escolhido.

Bússola celta

Muito associada à herança, a bússola celta mostra orgulho na tradição familiar. Como se fosse uma homenagem aos seus antepassados.

Bússola e Coração

Direção e Amor num só, simbolizando o Coração como força motriz da vida. É habitualmente escolhida por pessoas que vivem a sua vida de acordo com as suas paixões.

Bússola e Mapa

Para viajantes intrépidos e exploradores esta associação de símbolos representa a sua própria vida – o Mundo inteiro como palco e razão de ser da sua vida.

Bússola e Rosa

A procura por Amor ou Romance guia geralmente a escolha destes desenhos tatuados em conjunto.

Bússola e Estrela

A estrela está associada à estrela do Norte, usada em tempos na orientação marítima como forma de encontrar o caminho certo. De uma forma menos literal, simboliza a procura por um caminho próprio.

A escolha de uma tatuagem de bússola é, como vimos,  muitas vezes movida por um significado muito concreto.  E embora possa haver razões muito pessoais, os significados por detrás de certas escolhas são geralmente transversais.

Continue a descobrir alguns dos significados por detrás de tatuagens, como de retrato, tigre ou águia. E se tiver uma ideia cheia de significado para si, queremos muito ouvi-la.

Imagem de Bence Balla-Schottner no Unsplash

Leave a Reply