Há muitas razões pelas quais as pessoas fazem tatuagens. A história mostra-nos que as tatuagens tiveram diferentes significados e associações, consoante a época, os costumes da sociedade ou as preferências estéticas.

Um estudo recente, levado a cabo pela University of the Free State, na África do Sul, revelou que a maioria das pessoas faz uma tatuagem para marcar um acontecimento ou luta pessoais.

Algumas razões reveladas para tatuar foram:

  • manter a memória da minha Mãe
  • honrar o meu primeiro filho
  • marcar uma época difícil da vida

Alguns participantes indicaram que as tatuagens funcionam também como uma forma de expressão, ou uma espécie de extensão de si próprios. E outros ainda houve que indicaram que, para eles, tatuar era uma expressão artística.

Mas, mais do que as razões para se fazer uma tatuagem, o que leva as pessoas a tatuar desenhos, ou estilos, mais específicos? É disso que vamos falar nos próximos artigos. Dando exemplos de desenhos ou estilos bem populares. Neste, vamos destacar a tatuagem de retrato.

Porque tatuar retratos?

O retrato é um dos desenhos mais escolhidos para tatuar. E um dos mais pessoais, também. Afinal, trata-se de marcar no corpo o rosto de uma outra pessoa. Na maioria dos casos, recai sobre a vontade de celebrar alguém muito importante na vida da pessoa. Seja, ou não, alguém próximo.

Serve de memorial

São muitos os que optam por tatuar alguém que já não está presente. É uma forma de imortalizar a pessoa, de a sentir próxima e sempre presente.

Mostra quem é importante

Se perguntarmos a alguém o que é mais importante para si, serão muitos que irão responder os filhos, ou o companheiro(a), os pais ou um amigo próximo. Tatuar o rosto dessa pessoa é uma forma de mostrar ao Mundo quem é mais importante para si.

Idolatra uma personalidade

Nem sempre se tatuam retratos de pessoas próximas. Há quem tenha tamanha adoração por uma celebridade, ou personagem ficcional, que a quer marcar para sempre em si.

Personagens de banda desenhada, ou de clássicos do cinema, são ótimos exemplos.

Honra a beleza

Uma tatuagem é uma forma de arte. E são muitas as peças de arte que mostram rostos humanos em cenas do quotidiano. Esses rostos são muitas vezes inspirados em pessoas reais, mas são desenhos criados para a obra de arte. Tal como numa tatuagem.

Tatuar retratos é um dos mais populares desenhos.

Mas existem muitos outros desenhos, como o tigre, a águia ou o lobo. Fique por aí e descubra os desenhos mais escolhidos e as razões por detrás de cada escolha. E quando tiver descoberto o seu significado, envie-nos a sua ideia para a ajudarmos a concretizar.

Leave a Reply