Skip to main content

Temos vindo a revelar as razões por detrás de alguns dos desenhos mais escolhidos para fazer tatuagens, como retratos ou tigres. Hoje revelamos porque muitos escolhem tatuar águias.

A escolha de um desenho para tatuar é geralmente muito pessoal. E, muitas vezes, até íntima. Mas isso não significa que não existam razões em comum na escolha de alguns desenhos para tatuar.

Qual o significado das águias?

A águia representa liberdade, poder e soberania. É o exemplo máximo de independência. Em termos espirituais, a associação da águia entra pelo território da coragem e de ultrapassar limites.

Além disso, há uma perceção de distanciamento e de absoluta calma, pois a águia observa tudo do alto. Fazendo o seu ataque só e quando reúne as condições para ser bem sucedida.

A águia é ainda considerada a rainha no ar, com o seu porte majestoso e atitude predatória a afirmar a sua posição dominante.

Porque se tatuam águias?

Todo o simbolismo associado à águia está ligado à escolha do desenho para tatuar. Além da sua beleza e porte, é toda uma riqueza de significado que dá corpo a esta escolha.

Significados mais comuns da tatuagem de águia

  • Oportunidade
  • Poder
  • Dominância
  • Força
  • Espiritualidade
  • Sabedoria
  • Clareza, visão e foco
  • Liberdade
  • Masculinidade

Por ser um animal de grande porte, a tatuagem de uma águia resulta melhor numa área maior. Como as costas, ou o ombro, por exemplo. Mas, hoje em dia, há muitos desenhos e técnicas, que possibilitam ter o significado que se pretende, com a dimensão preferida. Uma águia em linhas finas pode ter um resultado verdadeiramente especial e íntimo.

Alguns desenhos de águia e seus significados específicos

Cada tatuagem é única. E os significados por detrás de determinado desenho por vezes são mais profundos do que possa parecer à primeira vista.

Águia em estilo tribal

O estilo tribal foi desenvolvido com base na cultura das tribos índias americanas. Têm sempre um significado muito espiritual, de ligação entre membros da tribo, e da tribo com a natureza que a rodeia.

Por serem guerreiros, o poder e a força estão sempre presentes.

Penas de águia

Este desenho tem mais uma forte associação com a comunidade índia. Os índios acreditam que as penas de águia potenciam a Cura e Saúde, sendo usadas em muitos rituais. Por isso, este desenho está muito associado a uma ligação à natureza e à espiritualidade.

Águia e cobra

A cobra encerra em si significados bem diferentes dos da águia – tentação, vingança e paixão. Por isso, são muitas vezes representadas juntas, em tatuagens, para representar um conflito. Como se mostrasse os dois lados da pessoa, em constante luta.

Olhos de águia

A águia tem na visão um dos seus sentidos mais apurados. É o que lhe permite identificar as suas presas, e persegui-las com uma rapidez e precisão desconcertantes. Clareza, visão e foco são assim representadas, sob a forma de tatuagem.

Asas de águia

As asas da águia são o seu elemento mais belo e imponente. A máxima representação de liberdade e proteção. Tal como a águia voa sem limites, entre montanhas e vales, assim é a pessoa que opta por esta tatuagem – ou isso pretende alcançar.

A águia em várias culturas

Na cultura norte-americana, a águia tem um simbolismo muito forte, pois está associada à nação em si. E os americanos levam a nação muito a sério, com uma grande maioria a ter um grande sentimento de patriotismo. E a associação é real, com a águia a figurar no selo da Constituição americana.

A águia é um grande símbolo de independência, um dos valores mais queridos da cultura norte-americana, muito associada ao sonho americano. Mas também os chamados nativo-americanos, ou índios, vêem na águia a sua representação enquanto povo livre. Nesta cultura, acreditava-se que a águia era o mensageiro dos deuses na Terra, possivelmente por ser o animal que mais alto voa. Como se tivesse uma entrada direta no reino dos céus, e pudesse alternar entre mundos, sempre que assim o quisesse.

Mas recuando ainda mais no tempo, já na antiga Grécia a águia marcava a sua presença simbólica. Na altura era muito associada a força e virilidade, surgindo representada juntamente com Zeus, deus de todos os deuses gregos.

A águia em Portugal

Os portugueses não são diferentes de todos os outros. Pelo menos no que à águia diz respeito. E escolhem a tatuagem de águia para representar a sua liberdade e força. Claro que é também incontornável a associação da águia a um dos 3 grandes do futebol. O que torna este desenho muito popular entre adeptos e jogadores, como forma de mostrar publicamente a sua devoção.

Vamos continuar a revelar desenhos de tatuagens cheios de significado. Quem sabe não descobre o desenho certo para a sua? Envie-nos a sua ideia para a concretizarmos em algo de muito especial.

Imagem por Michael Shannon no Unsplash

One Comment

Leave a Reply