Skip to main content

Olá Malta, com o final do ano a chegar é a altura perfeita para deixar o velho e abrir as portas ao novo, mesmo que por vezes estas transformações não sejam fáceis e custem a ser feitas. Sair da zona de conforto é sempre algo que nos melhora. Um velho ditado diz: “… Muda que Deus Ajuda …”, não sabemos se é deus que vai ajudar, mas vai haver mudanças no Minimal-Ink. Certamente muitos de vocês que esperam respostas e têm agendamentos pendentes vão entender o porquê de ainda estarem a aguardar.

Dois anos após a nossa mudança de Lisboa para o Porto, é a altura ideal para vos apresentar a versão Minimal Ink 2.0 e explicar um pouco do que aconteceu nos últimos meses desde Agosto até agora. Mas antes disso vamos contextualizar:

– A cidade do Porto é uma cidade lindíssima que nos tem acolhido com bastante carinho e muito trabalho, embora os nossos queridos clientes venham de todo o país e até mesmo do estrangeiro. Podemos dizer que adoramos estar aqui, e o que era para ser de uma passagem de um ano, parece que felizmente vai ser para continuar por mais uns bons tempos 😉

– É uma cidade que felizmente está a crescer, a ser reconhecida internacionalmente como um destino turístico interessante, o que é muito bom para os habitantes, pois haverá crescimento económico, renovação arquitectónica da cidade, mais trabalho, mais gente diferente e diversidade cultural. Mas, com isto também vêm alguns aspectos menos positivos.

– Como o Porto está a seguir o caminho de Lisboa em crescimento turístico, ele consequentemente trás a alienação do mercado imobiliário. Estamos a viver um crescimento desenfreado de hosteis e airbnb’s que por vezes empurram as pessoas para situações desagradáveis, e parece que fomos alvo desta investida capitalista. Ouvimos falar que o nosso adorado atelier vai acabar por ser um quarto ou algo do género. Não sabemos se é verdade ou não, mas não conseguimos a renovação do nosso contrato, o que desde Agosto nos obrigou a tatuar muito menos, reduzindo o contacto com os nossos clientes a fim de procurar um espaço que dê casa ao Minimal-Ink. Vamos agora contar como foi esta aventura:

– Inicialmente foi uma tarefa que nos pareceu relativamente fácil visto a quantidade de espaços que existem para alugar na cidade do Porto, e da nossa experiência com mudanças, mas a verdade é que não nos tínhamos apercebido o quanto é que os preços de arrendamento da cidade tinham subido em flecha e quanta arrogância e desprezo ia-mos encontrar por este caminho. Isto, para não falar que qualquer coisa devoluta, podre e sem qualquer qualidade de ser arrendada é mostrada como se fosse um espaço luxuoso pronto a entrar e trabalhar.

– Outro ponto a referir e que hoje tem alguma piada mas no momento foi desagradável, é o facto da profissão de tatuador ainda ser vista socialmente como se fosse algo de outro mundo. Para nosso espanto ser tatuador ainda é sinónimo de pessoas desonestas e que o nosso dinheiro não é ganho com respeito e honestidade. Para quem não sabe, ser Tatuador é um trabalho que exige muitas horas de esforço, dedicação e estudo ao contrário do que possa parecer. Neste percurso de procurar um espaço para dar um novo lar ao estúdio Minimal-Ink, infelizmente ouvimos e sentimos um desprezo terrível por parte de alguns agentes imobiliários e proprietários.

– Foram inúmeros telefonemas e possíveis visitas a espaços ignoradas ou desmarcadas a partir do momento que dissemos para qual era a finalidade do nosso arrendamento, e imaginem que até chegamos ouvir ” O vosso dinheiro aqui não é bem vindo! Não precisamos dele.” E no entanto os respectivos espaços continuam por arrendar.

-Estamos gratos que estas pessoas sejam uma minoria na cidade do Porto, mas sempre pensamos que as mentalidades tinham evoluído e que a cidade já era palco da cena Europeia. Parece que ainda há muito trabalho a ser feito e algumas mentalidades a serem educadas. Contudo, aconselhamos a essas pessoas que nos trataram com desprezo a tentar compreender que ser artista não é o mesmo que criminoso e que ser tatuador é uma profissão de respeito!

Como somos pessoas bastante optimistas, positivas e extremamente persistentes não perdemos a esperança de encontrar aquele espaço agradável para vos receber e apresentar a versão 2.0 do estúdio Minimal-ink. Ao final de 4 meses de procura e quase, quase no deadline de entregar o espaço que temos de momento, conseguimos encontrar o nosso próximo atelier. Um espaço que abunda de luz e onde nos vamos poder inspirar ainda mais para a nossa criação artística e para as vossas tatuagens.

Para já, podemos dizer que conseguimos ficar no centro da Cidade do Porto, que estamos neste momento a tratar das mudanças e criar condições no espaço novo, para principalmente vos acolher, para receber artistas convidados e para voltar a fazer o que mais gostamos, criar arte e tatuar.

Este é o nosso feedback sobre o que aconteceu nos últimos meses e as pessoas que tentaram nos contactar durante este período terem ficado sem resposta às mensagens, emails e telefonemas. Não é de nossa postura nos queixar-mos e de manifestar situações menos agradáveis, mas como vocês merecem uma resposta e uma explicação decidimos fazer este post.

Apesar de tudo estamos felizes e optimistas pelas oportunidades que irão surgir em 2018. Vamos planear viagens, a fim de crescer e aprender mais enquanto artistas e tatuadores. Pretendemos criar novidades e coisas giras para vocês durante próximo ano e FINALMENTE visitar Lisboa para tatuar.

A morada do novo espaço será divulgada em Janeiro. Fiquem atentos às nossas redes sociais e ao blog!

Queremos agradecer a vossa confiança, paciência e disponibilidade por muitas vezes virem de tão longe tatuar connosco. Por isso mesmo, temos na nossa consciência que “O que não nos mata, torna-nos mais fortes” e no decorrer do ano de 2018 queremos estar mais fortes e melhores do que somos hoje, dando continuidade à nossa arte que é sempre criada especialmente para cada um de vocês.

Um grande obrigado pelo vosso carinho e interesse.

Fiquem atentos, pois haverão novidades e coisas giras para o ano que vem na versão 2.0 do Minimal-Ink Porto.

Peace and Love!

Equipa Minimal Ink

Susboom & Vesnna

 

Leave a Reply